Processo Decisório de Mudança na Formação do Administrador:

como Operacionalizar a Base Cultural

Autores

  • Ana Shirley de França Moraes Estácio de Sá
  • João Marcelo Pereira Lima UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11231

Palavras-chave:

transformações, educação, administrador, base cultural, competência, desempenho

Resumo

As efetivas transformações por que passam as sociedades mundiais vêm exigindo mudanças radicais na educação. A natureza das relações Escola X Trabalho necessita mudar, de sorte que possibilite formar adequadamente a nova força de trabalho. Nesse contexto, merece destaque a educação do administrador que, na visão atual e futura, precisa ser permanente, em constante aperfeiçoamento, na busca de título acadêmicos. Por sua vez, a legislação do ensino superior possibilita a criação de projetos educacionais que se compatibilizem com o objetivo de oferecer propostas pedagógicas realisticas e de qualidade. Assim, discute-se as competências que os trabalhadores da área de ciências sociais da administração necessitam receber durante o curso de graduação. Contudo, torna-se oportuno alertar para as questões culturais inerentes ao indivíduo, pois são elas os elementos mediadores entre as competências e o desempenho nas atividades.

Biografia do Autor

Ana Shirley de França Moraes, Estácio de Sá

Profª Titular da Universidade Estácio de Sá, UNESA - Rio de Janeiro, Doutoranda em Ciências Pedagógicas, Mestre em Política e Administração do Ensino Superior, Mestre em Psicopedagogia - Graduada em Letras e Parecerista e Integrante do Comitê Científico Editorial da Rbep - INEP-Consultora Titular em Comunicação Empresarial IBCE.

João Marcelo Pereira Lima, UFRJ

Executivo da Bayer em Logística Internacional, Engenheiro, Mestre em Administração e Professor da UFRJ.

Publicado

01-01-2001

Como Citar

de França Moraes, A. S., & Pereira Lima, J. M. (2001). Processo Decisório de Mudança na Formação do Administrador:: como Operacionalizar a Base Cultural. Revista Dissertar, 1(1), 27–29. https://doi.org/10.24119/16760867ed11231

Edição

Seção

Artigos