Expectativas de carreira profissional e tipos motivacionais apresentados por universitários

estudo em uma universidade privada do município de Cabo Frio-RJ

Autores

  • Ivini Oliveira Bruni Universidade Estácio de Sá
  • Denise Medeiros R. Salles UFF/FGV

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11322

Palavras-chave:

Carreira profissional, Expectativas de carreira, Tipos motivacionais.

Resumo

[PT] O artigo aborda o tema carreira profissional; objetivando apresentar as expectativas de carreira profissional e os tipos motivacionais apresentados por universitários de três áreas distintas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas; e Ciências Biológicas/Saúde. A pesquisa de campo se deu em uma universidade privada no município de Cabo Frio. As conclusões mostraram que, em diferentes escalas, os tipos motivacionais estão relacionados às expectativas de carreira dos graduandos pesquisados, independentemente da área de conhecimento em que estão inseridos.

[EN] The article discusses the topic career; aiming at presenting the career expectations and motivational types presented by students from three different areas of knowledge: Applied Social Sciences; Exact Sciences; and Biological Sciences / Health. The feld research took place at a private university in the city of Cabo Frio. The fndings showed that, at diferente scales, the motivational types are related to career expectations of the surveyed graduates, regardless of the area of knowledge in which they are inserted.

[ES] El artículo aborda el tema de la carrera; con el objetivo de presentar las expectativas de carrera y tipos de motivación presentados por los estudiantes a partir de tres diferentes áreas de conocimiento: Ciencias Sociales Aplicadas; Ciencias Exactas; y Ciencias Biológicas / Salud. La investigación de campo se llevó a cabo en una universidad privada en la ciudad de Cabo Frío. Los resultados mostraron que, a diferentes escalas, los tipos de motivación están relacionadas con las expectativas de carrera de los graduados encuestados, independientemente del área de conocimiento en la que se insertan.

 

Biografia do Autor

Ivini Oliveira Bruni, Universidade Estácio de Sá

Mestrado em Sistemas de Gestão pelo Latec - UFF, Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em pessoas pela FGV, Administradora pela FERLAGOS. Professora e Pesquisadora da Universidade Estácio de Sá – UNESA. Brasil.

Denise Medeiros R. Salles, UFF/FGV

Doutora em Administração pela FGV, Mestre em Administração Comportamento Organizacional pela UFF, Graduada em Psicologia pela UFF. Professora e Pesquisadora do Latec – UFF e FGV

Referências

ALSOP, R. The tronpy kids grow up: How the millennial generation is shaking up the workplace. EUA, Jossey – Bass, 2008.

BRUNI, Ivini de Oliveira Expectativas de Carreira Profssional e Tipos Motivacionais apresentados por universitários. Estudo em uma universidade privada do município de cabo frio / Ivini de Oliveira Bruni – Niterói, 2015. 93 f

COETZEE, Melinde; SCHREUDER, Dries. Psychological career resources as predictors of working adults’ career anchors: an exploratory study. SA j. ind. psychol., Cape Town , v. 35, n. 1, Jan. 2013. Francis-Smythe, Dr. Jan poster presentation Local: Sociedade Britânica de Psicologia 2008 Conferência Anual Data do evento: abril 2008

INEP (Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). EDUDATABRASIL - Sistema de Estatísticas Educacionais. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/ content/matriculas-no-ensinosuperior-crescem-3-8. Acesso em: outubro 2015

LASSANCE, M. C. P. & SPARTA, M. A orientação profissional e as transformações no mundo do trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 4(1/2), 13-19, 2003.

MINICUCCI, Agostinho. Psicologia aplicada à Administração. 5. ed. São paulo: Atlas, 2003.

ROCKEACH, M. The nature of human values. New York: Free press, 1973.

ROS, M. Valores, atitudes e comportamento: uma nova visita a um tema clássico. In: ROS, M. Gouveia, V. V. (Orgs). psicologia social dos valores humanos: desenvolvimentos teóricos, metodológicos e aplicados, p. 87-114. São paulo: SENAC, 2006.

SCHEIN, Edgar. Career Dynamics: matching individual and organizational needs. Reading, MA: Addison-Wesley, 1978.

SCHEIN, Edgard. Career anchors revisited: implications for career development in the 21st century. Academy of Management Executive, v. 0, n. 0, p. 80-88, 1996.

SCHWARTZ, S. H; BILSKY, W. Toward a theory of the universal content and structure of values: Extensions and cross-cultural replications. Journal of Personality and Social Psychology, 53, 878-891, 1990.

SCHWARTZ, S. H. Universals in the content and structure of values: Theoretical advances and empirical tests in 20 countries. In: Zana, M. P. (Org.). Advances in experimental social psychology, v. 24, p.1-65. San Diego: Academic, 1992.

SCHWARTZ, S. H., & Huismans, S. (1995). Value priorities and religiosity in four Western religions. Social Psychology Quarterly. 58, 88-107. Schwartz

SCHWARTZ, S. H. Value hierarchies across cultures: taking a similarities perspective. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 32, p.268-290, 2001.

SCHWARTZ, S. H. Valores humanos básicos: seu contexto e estrutura intercultural. In: TAMAYO, A.; PORTO, J. B. (Orgs.). Valores e comportamento nas organizações. petrópolis: Vozes, 2005.

SUPER, D. E., SAVICKAS, M. L., & Super, C. M. (1996). The life-span, life-space approach to careers. Em D. Brown & L. Brooks (Eds.), Career choice and development (3rd ed., pp. 121-178). San Francisco: Jossey-Bass.

TAMAYO, Álvaro; PORTO, J. B. Valores e comportamentos nas organizações. petrópolis: Vozes, 2005.

TAMAYO, A. Hierarquia de valores transculturais e brasileiros. Psicologia: Teoria e pesquisa, Brasília, v. 23, n. especial, p. 7-15, 2007.

Publicado

01-06-2017

Como Citar

Bruni, I. O., & R. Salles, D. M. (2017). Expectativas de carreira profissional e tipos motivacionais apresentados por universitários: estudo em uma universidade privada do município de Cabo Frio-RJ. Revista Dissertar, 1(26 e 27), 43–49. https://doi.org/10.24119/16760867ed11322