Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem:

instrumentos de avaliação

Autores

  • Lilian Trindade Pitta Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed02214

Palavras-chave:

avaliação, ensino, aprendizagem, sistema educacional

Resumo

Avaliação demonstra-se importante como um dos fatores dos processos de aprendizagem e de ensino, que tem como função principal informar os efeitos das situações de ensino planejadas, todavia, tem problemas que estão ligados com o sistema educacional e a sociedade em geral, mas ela deve ser descoberta como uma ferramenta à disposição dos educadores de toda a sociedade. Assim, deve-se mudar a prática avaliativa em conjunto com uma mudança no processo ensino-aprendizagem, começando com a conscientização da Necessidade dessa mudança acompanhada de uma conscientização da correta utilização dos instrumentos de avaliação. Há que se ressaltar que avaliação não é estanque, ela deve ser continuada: avaliação não termina com a aplicação e correção de prova, mas continua, com a análise dos resultados, a fim de possibilitar ao docente conhecimento de suas falhas no processo ensino-aprendizagem, tem como permite ao discente o conhecimento de seus erros, para um futuro trabalho de recuperação. Insta salientar, ainda, que outras alternativas de avaliação devem ser utilizados como complemento da avaliação através dos instrumentos de avaliação, pois, conforme afirmado, a avaliação não é estanque, nem um fim em si mesma, ela é continuada.

Biografia do Autor

Lilian Trindade Pitta, Estácio de Sá

Pós-graduada em Qualificação para o Magistério Superior, professora e advogada orientadora na Universidade Estácio de Sá.

Publicado

01-10-2002

Como Citar

Trindade Pitta, L. (2002). Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem:: instrumentos de avaliação. Revista Dissertar, (3), 67–71. https://doi.org/10.24119/16760867ed02214

Edição

Seção

Artigos