Sem medo de mudar

Autores

  • Amaury Benigno Machado Estácio de Sá
  • Angela Guiomar Nogueira Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed02210

Palavras-chave:

mudança, organização, preparação, estratégias, resistências

Resumo

Em passado recente as mudanças eram, na maioria, incrementais, beneficiando um número cada vez maior de pessoas. Hoje, tanto em nossas vidas como nas organizações, as mudanças são mais incertas e descontínuas. Por isso mesmo, com maior incidência, as pessoas têm medo da mudança, mas, ter medo e tentar a fuga é o caminho da exclusão; o oportuno é preparar-se para a mudança; importante é identificar as causas da mudança, perceber seus reflexos; a necessidade da mudança e, mudando contruir e transformar a realidade individual e organizacional. Com este propósito discutem-se as principais fontes de resistências infividuais e organizacionais ao processo de mudança e são sugeridas estratégias para reduzir estas resistências.

Biografia do Autor

Amaury Benigno Machado, Estácio de Sá

Professor titular da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Mestre em Administração de Empresas, Administrador e Licenciado em Ciências Sociais.

Angela Guiomar Nogueira, Estácio de Sá

Professora titular da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Mestre em Administração de Empresas, Graduada em Direito e Formação de Executivo, Coordenadora Geral de Estágio e Monografia do curso de Administração da UNESA.

Publicado

01-10-2002

Como Citar

Benigno Machado, A., & Guiomar Nogueira, A. (2002). Sem medo de mudar. Revista Dissertar, (3), 50–52. https://doi.org/10.24119/16760867ed02210

Edição

Seção

Artigos