Contribuições da neurociência, da psicologia da aprendizagem e da filosofia para o ensino da anatomia humana

Autores

  • André Luiz de Britto Teles Codea Estácio de Sá
  • Janaina de Souza Marinho Teles Codea Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed02200

Palavras-chave:

ensino da anatomia humana, neurociência, psicologia da aprendizagem, filosofia

Resumo

 O objetivo deste artigo foi o de proporcionar uma contribuição da neurociência, da psicologia da aprendizagem e da filosofia para o ensino da anatomia Humana. Assim, a partir da identificação das três principais características necessárias para a concretização da aprendizagem, a motivação, o ambiente e os resultados, apresentou-se uma série de possíveis contribuições da neurociência (como os conceitos de memória implícita, explícita e emocional, bem como seus circuitos neurais), da psicologia da aprendizagem (como as características motivacionais, a importância do ambiente psicológico favorável por meio de processos com a empatia) e da filosofia (pela apresentação da importância do conceito de valor como recurso básico para aprendizagem) para o ensino da anatomia Humana. Concluiu-se que a neurociência, a psicologia da aprendizagem e a filosofia são áreas do conhecimento humano que podem efetivamente contribuir para a melhoria do ensino da Anatomia Humana.

Biografia do Autor

André Luiz de Britto Teles Codea, Estácio de Sá

Professora Auxiliar da Universidade Estácio de Sá. Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB/RJ). Especialista em Psicologia Médica (UERJ). Especialista em Orientação Educacional (UCAM/RJ). Especialista em Psicologia Esportiva e Psicologia Escolar / Educacional (CRP/RJ).

Janaina de Souza Marinho Teles Codea, Estácio de Sá

Professora Auxiliar da Universidade Estácio de Sá. Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB/RJ). Especialista em Psicologia Médica (UERJ). Especialista em Orientação Educacional (UCAM/RJ). Especialista em Psicologia Esportiva e Psicologia Escolar / Educacional (CRP/RJ).

Publicado

01-01-2003

Como Citar

de Britto Teles Codea, A. L., & de Souza Marinho Teles Codea, J. (2003). Contribuições da neurociência, da psicologia da aprendizagem e da filosofia para o ensino da anatomia humana. Revista Dissertar, (4), 57–62. https://doi.org/10.24119/16760867ed02200

Edição

Seção

Artigos