Interdisciplinaridade:

um novo paradigma educacional?

Autores

  • Antonio Fernando Gomes da Costa Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed02197

Palavras-chave:

Physis, epistemologia, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade

Resumo

 O Texto discute a fragmentação do conceito original de physis para os gregos até seu entendimento hodierno: a interdisciplinaridade. Discute a influência de diversos fundamentos epistemológicos, com destaque para o cartesianismo e positivismo. Com o intuito de evitar distorções, estabelece diferenças conceituais entre multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Conclui que a interdisciplinaridade se efetiva numa relação dialética de conhecimentos que se comunicam tendo por base o projeto político pedagógico da escola.

Biografia do Autor

Antonio Fernando Gomes da Costa, Estácio de Sá

Professor da Universidade Estácio de Sá. Leciona: Metodologia Científica, no curso de Odontologia, Bioestatística e Filosofia, no Curso de Enfermagem, Mestre em EPB, Especializado em: Psicotécnica, Supervisão Escolar e licenciado em Filosofia. Licenciando em Estudos Sociais Integrou o Quadro do Magistério do Exército.

Publicado

01-01-2003

Como Citar

Gomes da Costa, A. F. (2003). Interdisciplinaridade:: um novo paradigma educacional?. Revista Dissertar, (4), 46–48. https://doi.org/10.24119/16760867ed02197

Edição

Seção

Artigos