O Oriente Médio:

o mercado teste do Tio Sam

Autores

  • Marivaldo Teixeira Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed02195

Palavras-chave:

hegemonia, merchandising, imagem, neoliberalismo, capitalismo

Resumo

A problemática de uma guerra ou de qualquer tipo de conflito, está diretamente relacionada às atitudes gananciosas dos antagônicos causadores dos problemas, que colocam seus insanos comportamentos de arrogância e egoísmo, à mercê dos vaidosos argumentos vitoriosos da batalha militares em busca da supremacia de poder. A primeira vítima numa guerra é a verdade – as partes tendem a se vitimizar, punindo as atitudes do oponente, negando veementemente qualquer culpa para esconder a verdadeira causa dos fatos e, através da media, redirecionar a percepção do público sobre a imagem negativa de ditadores, mercenários ou invasores. Foi isso que aconteceu na guerra no oriente médio, entre as forças de coalizão anglo-americanas e o Iraque: no jogo de culpas dos conflitos, todos são culpados, até que se prove ao contrário.

Biografia do Autor

Marivaldo Teixeira, Estácio de Sá

Professor de Marketing Político e Internacional, Marketing de Produto e Serviços da Universidade Estácio de Sá, Consultor Internacional e de Marketing, Palestrante e Instrutor de Treinamento de Vendas, cursou o mestrado em Marketing Internacional na George Washington University (EUA), Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior (UniverCidade), Mestrado em Educação (Universidade Estácio de Sá).

Publicado

01-01-2003

Como Citar

Teixeira, M. (2003). O Oriente Médio:: o mercado teste do Tio Sam. Revista Dissertar, (4), 35–41. https://doi.org/10.24119/16760867ed02195

Edição

Seção

Artigos