Performance organizacional:

uma abordagem pela técnica de análise envoltória de dados

Autores

  • Selma Velozo Fontes Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed12184

Palavras-chave:

avaliação, performance organizacional, análise envoltória de dados, índices financeiros, benchmarking

Resumo

Este artigo consiste em apresentar um método de avaliação da performance organizacional desenvolvido a partir da análise envoltória de dados e de índices financeiros. A finalidade da metodologia proposta é caracterizar organizações eficientes e ineficientes bem como identificar as variáveis que podem ser trabalhadas para gerar um melhor resultado para as organizações dadas como ineficientes pelo modelo. Foram utilizadas trinta e nove indústrias de diversos segmentos para exemplificar a metodologia proposta. Os resultados obtidos mostraram o quanto o modelo é eficiente no que se propõe a realizar. Na análise foram destacadas as empresas consideradas eficientes, que serviram como benchmarking, e as não eficientes. Foi possível, através da aplicação do modelo, identificar quais seriam as variáveis ótimas aplicadas nas empresas ineficientes para transforma-las em empresas eficientes.

Biografia do Autor

Selma Velozo Fontes, Estácio de Sá

Professora dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da universidade Estácio de Sá; Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios (UFRRJ); Especialista em Finanças Corporativas (UFRRJ).

Publicado

01-07-2003

Como Citar

Velozo Fontes, S. (2003). Performance organizacional:: uma abordagem pela técnica de análise envoltória de dados. Revista Dissertar, 1(5), 46–56. https://doi.org/10.24119/16760867ed12184

Edição

Seção

Artigos