Química orgânica em água.

Um futuro para a indústria química

Autores

  • Flavia Martins da Silvia UFRJ
  • Joel Jones Junior UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed12183

Palavras-chave:

água, reações orgânicas, solvente, indústria química

Resumo

O uso de água como solvente em reações orgânicas não é usual por várias razões, entre elas a baixa solubilidade dos reagentes e competição entre reação desejada e hidrólise. Breslow, em 1980, demonstrou as vantagens desse solvente nas reações de Diels-Alder. Deste então, muitas reações foram estudadas nesse meio e alguns exemplos de processos industriais são apresentados nesse trabalho. A água como solvente minimiza o impacto ambiental, custos e aumenta a segurança operacional.

Biografia do Autor

Flavia Martins da Silvia, UFRJ

Professora Adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Doutorado em Química Orgânica pelo Departamento de Química Orgânica do IQ/UFRJ; Pós-doutorado em Síntese Orgânica e Ressonância Magnética Nuclear no Instituto Militar de Engenharia.

Joel Jones Junior, UFRJ

Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Mestrado e Doutorado em Química Orgânica pelo Departamento de Química Orgânica do IQ/UFRJ; Pós-doutorado em Físico-Química Orgânica na University of Toronto.

Publicado

01-07-2003

Como Citar

Martins da Silvia, F., & Jones Junior, J. (2003). Química orgânica em água.: Um futuro para a indústria química. Revista Dissertar, 1(5), 44–45. https://doi.org/10.24119/16760867ed12183

Edição

Seção

Artigos