Gestão Participativa no Contexto Escolar

Autores

  • Sylvio Alexandre Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed12182

Palavras-chave:

gestão, participação, comunidade, escola

Resumo

O estudo enfocou a gestão participativa no ânbito de uma unidade escolar. Uma das razões deveu-se à ausência de literatura que privilegiasse modelo tão recomentado de administração, associado à realidade de uma unidade escolar. Buscou-se identificar aspectos que, comprovados por autores dessa área de conhecimento, apontassem para a existência de um clima organizacional favorável à adoção da gestão participativa como conquista da comunidade escolar. A pesquisa foi estudo de caso face à natureza do problema levantado, dando-se aos dados coletados uma abordagem quanti-qualitativa. A observação, por isso, foi um dos instrumentos utilizados. Os resultados os atores da comunidade interna, tendência significativa para adoção da gestão participativa nessa escola.

Biografia do Autor

Sylvio Alexandre, Estácio de Sá

Licenciado em Ciências Sociais; Administração e Pedagogia; Mestre em educação; Professor Titular da universidade Estácio de Sá e ex-professor do IESA/FGV. O texto tem por base a dissertação apresentada na conclusão do curso de Mestrado em educação. A pesquisa foi desenvolvida no período 1997/98.

Publicado

01-07-2003

Como Citar

Alexandre, S. (2003). Gestão Participativa no Contexto Escolar. Revista Dissertar, 1(5), 40–43. https://doi.org/10.24119/16760867ed12182

Edição

Seção

Artigos