A arquitetura do ambiente de nascer:

aspectos históricos

Autores

  • Fábio O. Bitencourt Filho UNESA
  • Maria Tereza Fonseca da Costa Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed12176

Palavras-chave:

arquitetura, maternidade, medicina, nascimento, parto

Resumo

O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica referente à evolução histórica dos ambientes e dos procedimentos destinados ao parto e ao nascimento. As diferentes formas de definir o ambiente adequado para o evento do parto, têm relação histórica com diversos momentos do desenvolvimento social e cultural e, também, com a tipologia arquitetônica das edificações com tal função. Portanto, a concepção arquitetônica para o conforto e adequado funcionamento do centro obstétrico, é um fator que pode desempenhar um significativo papel na qualificação e humanização dos processos e no estabelecimento de atitudes de valorização do parto normal.

Biografia do Autor

Fábio O. Bitencourt Filho, UNESA

Arquiteto; Mestre em Arquitetura: Professor de Ergonomia e Conforto Ambiental da Universidade Estácio de Sá; Arquiteto da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Maria Tereza Fonseca da Costa, Estácio de Sá

Médica; Mestre em saúde Pública; Coordenadora Adjunta do Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá; Pediatra do Hospital Municipal Lourenço Jorge.

Publicado

01-07-2003

Como Citar

O. Bitencourt Filho, F., & Fonseca da Costa, M. T. (2003). A arquitetura do ambiente de nascer:: aspectos históricos. Revista Dissertar, 1(5), 12–15. https://doi.org/10.24119/16760867ed12176

Edição

Seção

Artigos