O Interfaceamento entre a Gestão Escolar e o Projeto Pedagógico e sua Influência na Qualidade do Ensino

Autores

  • Regina Célia Oliveira da Silva UNESA

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed13173

Palavras-chave:

gestão escolar democrática, participação, projeto pedagógico, qualidade do ensino, qualidade cidadã

Resumo

Este artigo discute a influência do interfaceamento entre a gestão escolar e o projeto pedagógico na qualidade do ensino. Contemplando a escola como espaço de vivência democrática, exercício da Cidadania e respeito às diferenças, observa-se que o modelo de gestão escolar democrático, de fato, favorece a participação de todos nas tomadas de decisão e aliançado a um projeto pedagógico, fruto de planejamento coletivo que reflete as reais necessidades dos alunos, gera compromisso, responsabilidade e valoriza a auto-estima, trazendo benefícios para a qualidade do ensino, entendida neste texto como qualidade Cidadã, que começa com a formação da identidade, perpassa pelo conjunto de aprendizagens básicas para a convivência e se objetiva na solidariedade e na participação social, através da consciência ética e do compromisso cidadão.

Biografia do Autor

Regina Célia Oliveira da Silva, UNESA

Professora da Universidade Estácio de Sá de Inglês Técnico e Português Instrumental. Bacharel e licenciada em Letras e Pedagogia pela UFRJ. Especialista em Administração Escolar pela UFRJ e Mestre em Educação pela UFRJ.

Publicado

01-01-2004

Como Citar

Oliveira da Silva, R. C. (2004). O Interfaceamento entre a Gestão Escolar e o Projeto Pedagógico e sua Influência na Qualidade do Ensino. Revista Dissertar, 1(6), 79–81. https://doi.org/10.24119/16760867ed13173

Edição

Seção

Artigos