A pesquisa e a universidade

Autores

  • Marcus Tadeu Daniel Ribeiro IPHAN

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed13163

Palavras-chave:

pesquisa universitária, desenvolvimento

Resumo

O texto que se segue analisa a questão da universidade e da pesquisa científica no Brasil, considerando o problema da globalização, onde países de maior tradição científica têm desempenhado um papel hegemônico no cenário internacional, inibindo o exercício do saber acadêmico e da pesquisa em paíss em desenvolvimento. O texto procura demonstrar o caráter colonialista dessa prática, apresentando exemplos históricos que ilustram as dificuldades que o Brasil tem enfrentado no estabelecimento de seus centros de excelência do saber. O presente estudo privilegiada o papel da pesquisa universitária como forma de produção de conhecimento necessário ao desenvolvimento e, especialmente, à autodeterminação do povo brasileiro.

Biografia do Autor

Marcus Tadeu Daniel Ribeiro, IPHAN

Historiador da arte, mestre e doutor em História Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e professor de Metodologia de Pesquisa em Direito e de Metodologia de Estudos Universitários da Universidade Estácio de Sá. Trabalha também como pesquisador do patrimônio cultural brasileiro no IPHAN (Instituto do Patrimônio e Histórico Nacional).

Publicado

01-01-2004

Como Citar

Tadeu Daniel Ribeiro, M. (2004). A pesquisa e a universidade. Revista Dissertar, 1(6), 21–25. https://doi.org/10.24119/16760867ed13163

Edição

Seção

Artigos