A autotransformação do futuro educador

Autores

  • Ana Maria Crepaldi Chiquieri UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed13161

Palavras-chave:

autotransformação, percepção, educação integral

Resumo

Trata-se de uma pesquisa, iniciada em 1990, direcionada para busca interior do indivíduo, onde o professor é visto como alguém que pesquisa o ser, o indivíduo; procura entender o indivíduo como um todo, fisicamente, mentalmente, emocionalmente e espiritualmente, buscando respostas a essas dúvidas. O professor, como orientador e coordenador, procura sempre refletir com os alunos, além do conteúdo programático da disciplina, sobre a linguagem dos sentimentos, pois esta é a maneira pela qual nós nos relacionamos com nós mesmos e com os outros. Isso deve ocorrer dentro de um contexto Inter-, multi-, transdisciplinar, com o cotidiano vivido por eles, com a consciência planetária, interagindo, com o objetivo de uma transformação de indivíduos e seres complexos e perceptivos que somos todos. Deve se persistir nessa interação da experiência interna dos sentimentos, da intuição e do conhecimento científico, com a ajuda da auto-avaliação incessante, como educador integral e holístico.

Biografia do Autor

Ana Maria Crepaldi Chiquieri, UFRRJ

Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciado e Bacharel em Economia Doméstica; Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar; Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior; Especialização em Análise Metodológica do Ensino Superior; Especialização em Análise Psico-orgânica e Psicologia Biodinâmica pela École Française d'Analyse Psycho-organique/Centro Brasileiro de Formação em Análise Psico-orgânica (cursando). Professora de Didática Geral, Didática Específica de Economia Doméstica, Prática de Ensino e Filosofia da Educação.

Publicado

01-01-2004

Como Citar

Crepaldi Chiquieri, A. M. (2004). A autotransformação do futuro educador. Revista Dissertar, 1(6), 15–17. https://doi.org/10.24119/16760867ed13161

Edição

Seção

Artigos