Duas vertentes do teatro infantil:

O teatro “por” e “para” crianças

Autores

  • Raquel Vaserstein Gorayeb Universidade Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed13152

Palavras-chave:

educação, teatro, criatividade, criança

Resumo

Com o advento da Escola Nova, ganhou vulto a educação pela arte como um instrumento para o desenvolvimento da capacidade de expressão, do senso estético e da personalidade da criança. Este artigo analisa, com foco nos conceitos e da obra de Maria Clara Machado, as diferenças nas duas vertentes do teatro infantil: o teatro “para” crianças – o espetáculo – e o teatro feito “por” crianças, geralmente uma atividade escolar, praticada “intra-muros” na escola.

Biografia do Autor

Raquel Vaserstein Gorayeb, Universidade Presidente Antônio Carlos

Professora da Universidade Estácio de Sá, curso de Pedagogia (Graduação); e do Mestrado em Educação e Sociedade, da Universidade Presidente Antônio Carlos, em Minas Gerais. Bacharelado em Direito (Cândido Mendes) e Licenciatura em Educação Artística (Uni-Rio); Mestre em Educação (UERJ); doutora em Educação (Unicamp).

Publicado

01-08-2004

Como Citar

Vaserstein Gorayeb, R. (2004). Duas vertentes do teatro infantil:: O teatro “por” e “para” crianças. Revista Dissertar, 1(7), 36–38. https://doi.org/10.24119/16760867ed13152

Edição

Seção

Artigos