Cursos sequenciais:

uma oportunidade para os excluídos ou o mercantilismo do ensino superior?

Autores

  • Saulo Barbará de Oliveira UNESA
  • Rosa Amelita Sá Menezes da Motta UNESA

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed13147

Palavras-chave:

cursos sequenciais, cursos superiores de curta duração, cursos tecnológicos, cursos superiores

Resumo

 Até que ponto os cursos sequenciais foram projetados como uma modalidade de ensino para suprir os déficits do sistema educacional brasileiro e facilitar o acesso à universidade dos menos privilegiados ou excluídos socialmente? Em medidas estes cursos estão atingindo a sua missão? Este trabalho procura responder esta e outras questões fundamentais do ensino superior brasileiro, sendo o resultado da união de dois esforços distintos: o desenvolvimento de um referencial teórico para embasar as argumentações prós e contras acerca dos cursos seqüenciais e a realização de uma pesquisa, do tipo “Survey”, cuja finalidade foi tentar descobrir como pensam, principalmente, os professores e os pesquisadores, em relação a alguns dos fatores considerados mais importantes sobre o tema.

Biografia do Autor

Saulo Barbará de Oliveira, UNESA

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor de Administração e Turismo da UNESA.

Rosa Amelita Sá Menezes da Motta, UNESA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora de Ciência da Informação UNESA.

Publicado

01-08-2004

Como Citar

Barbará de Oliveira, S., & Sá Menezes da Motta, R. A. (2004). Cursos sequenciais:: uma oportunidade para os excluídos ou o mercantilismo do ensino superior?. Revista Dissertar, 1(7), 8–11. https://doi.org/10.24119/16760867ed13147

Edição

Seção

Artigos