Para além da função complementar das atividades acadêmicas extracurriculares:

reflexões sobre a Semana de História da Universidade Estácio de Sá

Autores

  • Suely Romero Estácio de Sá
  • Eliana Vinhaes UERJ

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed06118

Palavras-chave:

semana de história, sala de aula, encontros de aprendizagem

Resumo

A partir da articulação de algumas linhas teóricas, este artigo procura contribuir para um melhor entendimento da já reconhecida importância, na prática, dos eventos extracurriculares no ensino superior, realçando aspectos dotados de um alcance bem além da simples complementaridade contida na expressão Atividades Acadêmicas Complementares – AACs. Fruto de reflexões sobre a experiência proporcionada pelas Semanas de História semestrais realizadas com sucesso na Universidade Estácio de Sá desde o primeiro semestre de 2006, percorre alguns dos caminhos de uma aprendizagem desvencilhada das paredes da sala de aula e de suas exigências avaliativas e programáticas, numa abertura de perspectivas ampliadas de desenvolvimento individual e coletivo com base na multiplicação e circulação de estratégias em cada comunidade acadêmica beneficiada pelo evento.

Biografia do Autor

Suely Romero, Estácio de Sá

Ex-professora de história da IFCS-UFRJ e UGF; atual professora de História da Estácio. Bacharel e Licenciada em História (UFRJ) e diplomata pela Royal Society of Arts / University of Cambridge (UK). Gerente Acadêmica do campus Jacarepaguá.

Eliana Vinhaes, UERJ

Professora de História da UERJ, UGF e Estácio. Mestre em História Social do Brasil pela UFRJ, IFCS, área de concentração em Rio de Janeiro, título: Cantagalo: o uso e a posse da terra e as formas de acumulação e dispersão da terra e da riqueza local (1850-90), orientação Maria Yedda Leite Linhares. Doutorando UFF: Elites Agrárias Fluminenses: século XIX, orientação João Fragoso (não concluído).

Publicado

01-06-2007

Como Citar

Romero, S., & Vinhaes, E. (2007). Para além da função complementar das atividades acadêmicas extracurriculares:: reflexões sobre a Semana de História da Universidade Estácio de Sá. Revista Dissertar, (12 e 13), 54–59. https://doi.org/10.24119/16760867ed06118

Edição

Seção

Artigos