Por que acreditar nos projetos sócio-ambientais

Autores

  • Luiz Alberto Gravina Belmiro Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed06113

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, gerenciamento ambiental, responsabilidade social.

Resumo

Este artigo discute sistema de inclusão sócio-ambiental e sua origem: o empreendimento social, a responsabilidade social e a sustentabilidade sócio-ambiental. Esta temática, focada exclusivamente nos jovens do município do Rio de Janeiro, sugere alternativas sobre como incluí-los em uma sociedade cada vez mais excludente. Dentro deste contexto, a pesquisa identifica ameaças e oportunidades e o descrédito nos projetos destes jovens em condições inferiores. Também apresenta algumas conclusões sobre os sucessos e fracassos dos empreendimentos sociais, as razões motivadoras dos serviços voluntários, assim como outros estudos. O texto descreve o papel da responsabilidade social das empresas, estimulando uma reflexão sobre um apoio de planejamento estratégico nesta área, e sinaliza para prioridade e medidas emergenciais que devem ser tomadas pelas políticas público-privadas.

 Traz o problema do jovem marginalizado pela pobreza que a forçado a roubar, e elabora uma solução proposta pelas ações dos principais atores sociais, dentre eles as empresas que são socialmente responsáveis e sustentáveis.

Biografia do Autor

Luiz Alberto Gravina Belmiro, Estácio de Sá

Graduado em Engenharia Química pela UFRJ em administração pelo IES Senador Flaquer, Mestre em Administração pela PUC-RJ e em Educação pela Universidad de la Habana. Atualmente é Coordenador de Curso da Universidade Estácio de Sá. Experiente Diretor e Consultor de Empresas.

Publicado

01-06-2007

Como Citar

Gravina Belmiro, L. A. (2007). Por que acreditar nos projetos sócio-ambientais. Revista Dissertar, (12 e 13), 16–24. https://doi.org/10.24119/16760867ed06113

Edição

Seção

Artigos