ENADE uma questão para se pensar

Autores

  • Magda Anachoreta Alves Estácio de Sá
  • Maria de Fátima Fernandes Rodrigues Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed06112

Palavras-chave:

avaliação institucional, ENADE, gestão pedagógica

Resumo

Este artigo traz subsídios para uma gestão pedagógica comprometida com a formação de competências e habilidades, que compõem um saber fazer e fazer bem, construídos ao longo do percurso académico dos Universitários. Os dados do estudo foram levantados, inicialmente, no histórico da avaliação institucional até os dias atuais com a implantação do SINAES e seu instrumento avaliativo discente – ENADE. Foi dada ênfase análise de algumas questões do ENADE 2006, requeridas para o curso de turismo, para buscar indicadores ação docente. Verificamos que é fundamental ao gestor/professor preocupar-se, no seu cotidiano, em desenvolver no seu aluno condições para que aprenda a conhecer, fazendo a articulação do conhecimento com situações práticas, que permitam tornar significativos esses saberes necessários à formação do campo profissional escolhido.

Biografia do Autor

Magda Anachoreta Alves, Estácio de Sá

Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre em Educação (UFF). Professora da Pós-graduação da Universidade Veiga de Almeida. Professora titular da Universidade Estácio de Sá. Membro de grupo de estudos e pesquisas em educação e projetos sociais.

Maria de Fátima Fernandes Rodrigues, Estácio de Sá

Pedagoga. Psicopedagoga. Diretora de escola. Professora da Universidade Estácio de Sá. Membro de grupo de estudos e pesquisas em educação e projetos sociais.

Publicado

01-06-2007

Como Citar

Anachoreta Alves, M., & de Fátima Fernandes Rodrigues, M. (2007). ENADE uma questão para se pensar. Revista Dissertar, (12 e 13), 16–24. https://doi.org/10.24119/16760867ed06112

Edição

Seção

Artigos