Hemisfericidade e gênero

Autores

  • Rafael da Silva Moreira UNIABEU
  • Paulo Cesar Guedes Ferraz UNIABEU
  • Vinícius da Silva Araújo UNIABEU

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed07105

Palavras-chave:

hemisfericidade, processamento mental, gênero, comportamento motor, tarefas.

Resumo

 Esse artigo apresenta conceitualizações trazidas na dissertação de mestrado intitulada “Hemisfericidade e especificidade da Tarefa: Análise entre Gêneros”. Conforme evidências da literatura em aprendizagem neural, a função de processamento mental, do ser humano pode ter, uma significativa preferência de processamento que o torna hemisféricito direito (HD), bi-hemisféricito (BH) ou hemisféricito esquerdo (HE). Essa pesquisa realça que algumas tendências associadas a tal preferência em crianças, adolescentes e idosos, quase sempre marcam evidências de quem em muitas situações, a mesma pode ser mais benéfica, quando alinhada à especificidade do hemisfério processador. Uma vez que este aspecto do funcionamento neural encontra-se em relação com o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, no presente estudo o fator hemisfericidade foi explorado em associação com o fator gênero.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Moreira, UNIABEU

Licenciado em Educação física pela Associação Brasileira de ensino Universitário – UNIABEU, Rio de Janeiro. Pesquisador bolsista do programa de Apoio a Pesquisa (PROAPE) da UNIABEU.

Paulo Cesar Guedes Ferraz, UNIABEU

Prof. Titular e Pesquisador do Programa de Apoio a Pesquisa (PROAPE) da Associação Brasileira de Ensino Universitário – UNIABEU, Rio de Janeiro, Prof. Do Colégio de Aplicação da UERJ. CAP-UNESA, Campus akxe. Graduando em Educação Física (UFRJ). Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB)

Vinícius da Silva Araújo, UNIABEU

Licenciado em Educação Física pela Associação Brasileira de Ensino Universitário – UNIABEU, Rio de Janeiro. Pesquisador bolsista do Programa de Apoio a Pesquisa (PROABE) da UNIABEU

Publicado

02-06-2008

Como Citar

da Silva Moreira, R., Guedes Ferraz, P. C., & da Silva Araújo, V. (2008). Hemisfericidade e gênero. Revista Dissertar, (14 e 15), 56–60. https://doi.org/10.24119/16760867ed07105

Edição

Seção

Artigos