Registro de Xiphophorus helleri (Neopterygii: Poecilidae) no Parque Municipal de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Roney Rodrigues Guimarães UNIG
  • Ronald Rodrigues Guimarães UNIG
  • Hélcio Magalhães Barros UNIG

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed07103

Palavras-chave:

Nova Iguaçu, Pisces, Poecilidae, Rio de Janjeiro, Xiphophorus helleri.

Resumo

No Maciço do Gericinó, entre as serras de Madureira e do Mendanha, estão preservados 1.100 hectares de natureza, cultura e história. O parque municipal de nova Iguaçu foi criado em 1998, não apenas para proteger a fauna, a flora, as formações rochosas, cachoeiras e águas dos rios, mas também como um local para estudo e pesquisas. No presente estudo, foram capturados peixes dulcícolas, através de armadilhas iscadas com vísceras de frango. Dentre as Várias espécies capturadas, exemplares de Xiphophorus helleri (Neopterygii: Poecilidae) foi uma delas. Essa espécie não é endêmica (alóctone) na região, tendo sido, portanto introduzida. Desta forma, registra-se como ecologicamente importante, sob o ponto de vista de sua participação na cadeia alimentar e também na possível substituição de espécies autóctones.

Biografia do Autor

Roney Rodrigues Guimarães, UNIG

Professor Assistente da Universidade Estácio de Sá – UNESA – Rio de Janeiro e Petrópolis, Doutor em Ciências (Biologia Animal), Mestre em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias), Especialista em Biologia Parasitária e Graduado em Ciências Biológicas. Professor Adjunto da Universidade Iguaçu (UNIG) onde também Coordena os Cursos de Especialização Lato Sensu em Microbiologia e em Parasitologia. Consultor Adhc do Periódico “EntomoBrasilis”

Ronald Rodrigues Guimarães, UNIG

Professor titular da Universidade de Iguaçu (UNIG), Mestre em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias), Especialista em Parasitologia Veterinária e em Metodologia do Ensino Superior, e Graduando em Medicina Veterinária. Atualmente é responsável pelo Biotério da Universidade Iguaçu – UNIG.

Hélcio Magalhães Barros, UNIG

Professor titular da Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu (UNIG) e professor titular do Centro Universitário Geraldo Di Biase. Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) e graduando em ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras de Nova Iguaçu.

Publicado

02-06-2008

Como Citar

Rodrigues Guimarães, R., Rodrigues Guimarães, R., & Magalhães Barros, H. (2008). Registro de Xiphophorus helleri (Neopterygii: Poecilidae) no Parque Municipal de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil. Revista Dissertar, (14 e 15), 48–50. https://doi.org/10.24119/16760867ed07103

Edição

Seção

Artigos