Os riscos de acidentes do trabalho na atividade de colheita manual de cana-de-açúcar e a sua prevenção

Autores

  • Antônio José Plácido de Mello Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed07100

Palavras-chave:

Trabalhadores rurais, acidentes de trabalho, saúde rural e cana-de-açúcar

Resumo

O setor sucroalcooleiro tem apresentado franca expansão nos últimos anos, mas aspectos relacionados à saúde e às condições de trabalho vêm sendo Objeto de Discussões na sociedade, tendo em vista os possíveis impactos dessa atividade no desgaste dos trabalhadores. Destaca, ainda a análise do processo de trabalho do cortador de cana-de-açúcar buscando apreender os seus padrões de desgaste-reprodução. Revela a exposição diária dos cortadores de cana a cargas físicas, químicas e biológicas, que se traduzem em séries de doenças, traumas, cargas biopsíquicas, acidentes e outros tipos de manifestações. Implementar mudanças visando à melhoria de trabalho e à saúde dos cortadores de cana-de-açúcar.

Biografia do Autor

Antônio José Plácido de Mello, Estácio de Sá

Engenheiro Agrônomo e Segurança do Trabalho (UFPB) mestrando em Gestão e Auditorias Ambiental pela Funiber e docente do curso de Gestão de Segurança do Trabalho da Universidade Estácio de Sá em Campos dos Goytacazes – RJ.

Publicado

02-06-2008

Como Citar

Plácido de Mello, A. J. (2008). Os riscos de acidentes do trabalho na atividade de colheita manual de cana-de-açúcar e a sua prevenção. Revista Dissertar, (14 e 15), 38–42. https://doi.org/10.24119/16760867ed07100

Edição

Seção

Artigos